Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Exportações

10/07/2020 | 13:48

Exportações de soja pelos portos do Paraná crescem 59% no 1º semestre

Estadão Conteúdo

Exportações de soja pelos portos do Paraná crescem 59% no 1º semestre

Foto: reporteragro:thiago seiffert

As exportações de soja pelos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, aumentaram 59% no primeiro semestre de 2020 em comparação com igual período do ano passado, somando 9,2 milhões de toneladas. Entre janeiro e junho de 2019, 5,8 milhões de toneladas do grão tinham sido embarcadas pelos portos paranaenses, segundo nota da Portos do Paraná. Os embarques ao exterior da oleaginosa representaram 33% de toda a movimentação de cargas até junho pelos portos do Estado.

Outro produto agrícola cujas exportações cresceram de forma expressiva foi o açúcar. Entre janeiro e junho deste ano, mais de 1,5 milhão de toneladas, em saca e a granel, foi carregado nos portos paranaenses, 70% a mais do que no intervalo correspondente de 2019. As exportações de óleo de soja em 2020 superaram em 45% o volume dos seis primeiros meses do ano passado, chegando a 631,4 mil toneladas.Entre as importações de cargas por Paranaguá e Antonina, os destaques foram carga geral, cujo volume importado de janeiro a junho foi 12% superior ao apurado no primeiro semestre do ano passado, e fertilizantes, que cresceu 8% na mesma base de comparação. Os adubos foram os principais granéis sólidos importados pelo Paraná - até junho, 4,4 milhões de toneladas de produto tinham chegado ao Brasil pelos terminais do Estado.

Considerando todos os tipos de cargas, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 28,1 milhões de toneladas no primeiro semestre, 13% acima do registrado em igual período de 2019, de 25 milhões de toneladas. O crescimento mais expressivo foi o das exportações, 18%, alcançando 18,5 milhões na primeira metade deste ano.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet