Terça-feira, 7 de Dezembro de 2021 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

26/10/2021 | 08:38

Senado debate projeto que trata da Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado

Audiência pública foi realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal

Redação Repórter Agro com ASCOM

Senado debate projeto que trata da Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado

Foto: Reprodução.

O debate foi realizado na tarde de segunda-feira (25) e contou com a participação de senadores, representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba) e dos governos federal e de Pernambuco. A audiência pública foi solicitada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) para debater o Projeto de Lei nº 5462 de 2019, que dispõe sobre a conservação, a proteção, a regeneração, a utilização e proteção da vegetação nativa e a Política de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Cerrado e dos ecossistemas, da flora e da fauna associados.

O senador Izalci Lucas falou sobre a importância do setor agropecuário para o país e parabenizou o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, “precisamos ver, com a ajuda de técnicos da Embrapa, se esse projeto está adequado, se é necessário, ou não, aperfeiçoá-lo, para que a gente possa continuar tendo um agro forte e sustentável”. Para o senador, que é membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, é necessário manter o agro funcionando bem, mas sem prejudicar o bioma do cerrado, que é fundamental no ecossistema brasileiro. 

Para o consultor da FPA, João Carlos De Carli, o Brasil é um exemplo de país que protege áreas nativas em todo o mundo, “nós estamos dando uma aula em relação à preservação, se a sociedade deseja que existam mais áreas protegidas, existe a legislação para isso.” Ainda, de acordo com João Carlos, o Brasil possui o Código Florestal, uma legislação forte, que protege o meio ambiente, e é uma das leis mais atuais em relação à legislação ambiental em todo o mundo. “Hoje, aproximadamente 17% do bioma do cerrado está dentro das áreas de preservação permanente e reserva legal, são áreas que têm a proteção já efetivada e que são analisadas frequentemente”, pontuou.

COP-26
Ao final da audiência pública, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Fernando Collor (PROS-AL), destacou o papel de destaque do Brasil nas questões relacionadas ao meio ambiente e ao setor agropecuário. O senador falou sobre a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, em Glasgow, na Escócia, que vai acontecer de 31 de outubro a 12 de novembro. “Eu espero que nessa COP-26 nós possamos avançar bastante. O importante é que o Brasil não perca esse papel de interlocutor parceiro e confiável do planeta terra no sentido de preservação do meio ambiente”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet