Imprimir

Imprimir Notícia

23/04/2020 | 07:30 | Atualizada: 23/04/2020 | 07:58

Estimativa: Produtividade das lavouras de milho tem queda no Norte Araguaia, segundo IMEA

O boletim liberado pelo IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) nesta última sexta feira (17), apresentou dados de queda para a safra 19/20 na região nordeste do Estado de Mato Grosso.

Segundo as informações liberadas pelo órgão, estimasse uma queda da produtividade anual de 9,17 sacas/ha quando comparado a safra 18/19. Essa informação se confirma pela redução de área em plantio neste ano, foram 497.299 ha de milho safrinha, -1,23% a menos do comparado ao ano anterior. 

Conforme calendário do Imea a área de semeadura do milho safrinha 19/20 foi finalizado no dia 20 de março para a região do Araguaia, estima-se uma produção com queda de -9,68% quando comparado ao ano anterior para a região do Araguaia, cerca de 2.924.756 t.

Porém quando avaliado no geral, o Estado de Mato Grosso apresentou  aumento das áreas pelos agricultores e o bom índice de lavouras semeadas dentro da janela ideal dão suporte para o aumento da estimativa de produção de MT ante a última divulgação.

Já no lado da demanda, as menores margens das usinas de etanol de milho e dos pecuaristas trouxeram incertezas para o setor e influenciaram na redução do otimismo no aumento do consumo interno do cereal. Com isso, as estimativas foram revistas e o consumo de Mato Grosso passa a ser considerado em 9,05 milhões de t, valor 4,37% maior que o estimado na safra anterior. Por fim, ressaltam-se as boas estimativas de exportação, em linha com os volumes alcançados nas últimas safras. 

 
 
 Imprimir