Ministério da agricultura terá reunião com autoridades chinesas para retirada do embargo à carne bovina brasileira
O Ministério da Agricultura terá uma reunião com as autoridades sanitárias chinesas na noite desta terça-feira (07) para esclarecimento das informações do caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no estado do Pará. A equipe do ministério busca avançar nas conversas para a retirada do embargo nas exportações da carne bovina brasileira.
De acordo com as informações do Valor Econômico, os representantes da Administração-Geral de Alfândegas chinesa (GACC, na sigla em inglês) informaram que para a retomada dos embarques de carne bovina brasileira seria necessário uma visita presencial dos representantes do Ministério da Agricultura no país asiático.
O comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) informou que o Brasil segue com o status de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). Além disso, a organização reportou que encerrou as investigações do caso atípico que foi notificado no estado do Pará em fevereiro.
De acordo com o Diretor da HN Agro, Hyberville Neto, as possibilidades são maiores da retomada das exportações para a China acontecer antes do que observamos em 2021. "Em nossas analises acreditamos que o fim embargo deve acontecer até o final de março, senão antes. Com essas reuniões que estão acontecendo, o fim do embargo está cada vez mais próximo", informou.
Já no mercado interno, as programações de abate estão em patamares muito curtos em boa parte das indústrias frigorificas e se tiver uma retomada das exportações para a China, podemos ver uma reação positiva nos preços da arroba. "Quando o ágio para o animal com padrão exportação voltar vamos notar um solavanco no mercado, mas ainda é preciso reforçar que seguimos em um ano com maior disponibilidade de oferta", comentou Neto.