
13/03/2023 | 07:31 | Atualizada: 13/03/2023 | 07:56
A luta do governo Biden para impedir o contágio financeiro da falência do Silicon Valley Bank é uma tentativa de proteger uma economia resiliente, mas ainda vulnerável, e evitar graves consequências políticas.
O Departamento do Tesouro e os reguladores federais insistiram que não havia risco sistêmico para o sistema bancário como um todo que pudesse causar uma repetição do colapso cataclísmico de 2008 enquanto corriam contra a abertura dos mercados asiáticos com medidas para impedir uma corrida aos bancos pequenos ou regionais dos EUA.Eles desenrolaram medidas emergenciais na noite de domingo (12) que garantirão os depósitos dos clientes do SVB.
Os reguladores também fecharam o Signature Bank, outra instituição que ameaçava entrar em colapso, e garantiram que seus clientes fizessem um acordo semelhante.
Os contribuintes dos EUA não financiarão nenhuma das duas medidas, disseram as autoridades.
A ação rápida pode atenuar o estresse imediato nos mercados financeiros. Mas é muito cedo para dizer se o governo será forçado a tomar medidas mais abrangentes em meio às crescentes preocupações com a saúde do setor financeiro.