De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a produção de carne bovina mato-grossense em 2022 registrou incremento de 2,04% ante a 2021. O volume produzido em set.22 foi 30,08% maior que o observado no mesmo período do ano anterior, quando ocorreu a confirmação dos dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina atípico no país.
O aumento na produção anual foi pautado pelo ritmo de alta nas exportações no ano passado e pelo aumento nos abates do estado (+1,73% no mesmo comparativo) com o total de 4,69 milhões de bovinos abatidos, impulsionado principalmente pela intensificação no descarte de matrizes, que resultou em 1,85 milhão de fêmeas enviadas ao gancho (+9,41% em relação a 2021).
Entretanto, como resultado da maior participação de fêmeas nos abates, o rendimento médio não apresentou grandes ajustes em 2022 e a média foi de 19,14@/animal – aumento de 0,30% no comparativo anual