Mercado do leite em crise, Governo em cenário complexo
A alta dos preços do leite no varejo nos últimos anos assustou o consumidor brasileiro. E de tal modo que, nos primeiros meses de 2023, o consumo de produtos lácteos diminuiu no Brasil. Nos supermercados da Grande SP, o leite comum — o UHT — na ocasião a R$ 5,00 o litro (salvo exceções), fez a venda cair 4% (a de leite em pó recuou 7%), segundo consultorias.
O pecuarista, no entanto, não desfrutou dessa alta. Os custos para produção de leite aumentaram e o lucro foi desaparecendo. Produtor menos preparado para a crise saiu da atividade. Não é para menos. Em 2023, os pequenos produtores de leite (maioria) de diferentes estados do país receberam em média menos de R$ 1,80 por litro entregue aos lacticínios.
A queda da renda nas fazendas de leite não é novidade. De 2020 até outubro de 2023, o preço pago ao pecuarista subiu 38%, mas os custos de produção subiram 50%. “A situação do produtor hoje é pior que nos anos anteriores”, ressalta Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG).
LEITE DE FORA
Em 2023, a esperada recuperação de preço na entressafra (de abril a agosto) não veio. Com auxílio das águas, a produção aumentou 1,4% entre janeiro e setembro. Mas a importação de lácteos da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e de outros países, a preços mais baixos, elevou a oferta em 5,3%.