Domingo, 15 de Março de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Previsão do tempo

30/11/2024 | 09:42

Ciclone e temporais deixam áreas em alerta nos próximos dias

Chuvas intensas e rajadas de vento acima de 100 km/h podem ser registradas

Canal Rural

Ciclone e temporais deixam áreas em alerta nos próximos dias

Imagem Ilustrativa

Foto: Banco de Imagens

A previsão do tempo para o fim de semana alerta para condições climáticas severas em diversas regiões do Brasil. Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, as instabilidades permanecem neste sábado (30), com temporais em boa parte do Brasil central e deslocamento de uma frente fria. A chuva será mais intensa no Centro-Oeste e interior do Sudeste, enquanto o Sul enfrentará a formação de um ciclone extratropical no domingo (1º).

Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para todas as regiões nos próximos dias.

Sul
No domingo, o Rio Grande do Sul entra em estado de alerta devido à formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai, grando uma frente fria intenso. As rajadas de vento provocadas pelo ciclone podem ultrapassar os 100 km/h, com risco de granizo em todo o estado.

A partir de segunda-feira (2), o sistema avança para Santa Catarina e Paraná, mas com menor intensidade.

Sudeste
As pancadas de chuva se prolongam pelo fim de semana, especialmente no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.

De acordo com a Climatempo, o domingo será abafado, com previsão de chuva em praticamente todas as áreas. Pancadas de chuva são esperadas especialmente à tarde, com destaque para as capitais dos estados da região. O sol aparece de forma mais expressiva no norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e regiões norte e central de São Paulo.

As temperaturas permanecem altas, mas chuvas volumosas podem impactar atividades agrícolas em dezembro, com acumulados de até 350 mm ao longo do mês.

Centro-Oeste
A região segue com chuvas isoladas e temperaturas elevadas. Há risco de temporais nos três estados. Em Mato Grosso do Sul, pode ainda haver queda de granizo e de rajadas de vento mais intensas.

O cenário favorece a umidade do solo para atividades agrícolas, mas exige atenção a janelas de tempo firme para manejo.

Nordeste
O fim de semana terá predomínio de sol e calor, com temperaturas que podem chegar a 40 °C no interior da região, de acordo com a Climatempo.

Na Bahia, as chuvas ainda são menos volumosas, mas tendem a se intensificar a partir da segunda quinzena de dezembro, conforme a análise de Arthur Müller. Em Sebastião Laranjeiras, por exemplo, a previsão indica acumulados significativos para os próximos meses, dando boas perspectivas para o cultivo e a recuperação do solo.

Norte
Durante o sábado, o sol predomina no Acre, Tocantins e Pará, com tempo firme. Nos demais estados, o dia será abafado, com pancadas de chuva isoladas previstas para o fim da tarde.

Para o domingo, a Climatempo prevê tempo aberto e quente na maior parte das áreas. Contudo, no sul do Amazonas e do Pará, no Amapá e em Rondônia, há previsão de chuvas isoladas que podem ser pontualmente fortes à tarde. Nas demais áreas, o sol predomina ao longo do dia.

De acordo com o meteorologista do Canal Rural, as chuvas permanecem abaixo da média histórica, embora os volumes tendam a aumentar gradativamente. A recuperação dos rios na região, como o Madeira, segue lenta, exigindo atenção das comunidades locais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp