Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

02/12/2024 | 09:16

Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas chega ao fim

Otimismo e resultados positivos marcam o encerramento do evento promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Canal Rural

Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas chega ao fim

Foto: site Mapa

O Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas foi encerrado nesta sexta-feira (29) com resultados positivos e parcerias estratégicas. Realizado em Brasília, o evento durou cinco dias e teve como foco fortalecer as exportações do agronegócio brasileiro e ampliar os mercados internacionais.


Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o evento reuniu 40 adidos agrícolas que atuam em 38 países, 12 representantes de escritórios da ApexBrasil no Brasil e no exterior, mais de 35 entidades do agronegócio nacional e diversas autoridades.
Discussões à tona no último dia
No último dia, a programação iniciou com a dinâmica “World Café”, conduzida por Augusto Billi, diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e Sustentabilidade do Mapa. A atividade teve como objetivo promover discussões sobre desafios e oportunidades no comércio internacional. Em seguida, Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, liderou um painel focado em iniciativas estratégicas de promoção de imagem para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado global.

Durante a tarde, o painel “Adidos em Final de Missão” trouxe contribuições de Daniela Aviani (Austrália), Helena Queiroz (Delbraspar/França), Paulo Márcio Araújo (Canadá) e Rafael Mafra (OMC/Suíça), sob a mediação de Eduardo Sampaio, adido agrícola em Berlim.


Os adidos compartilharam os resultados de suas missões e discutiram as perspectivas futuras para os mercados em que atuaram. Em outro momento importante, Flávia Fonseca e Juliana Vasconcelos, da ApexBrasil, apresentaram o Programa de Apoio à Internacionalização do Agronegócio Brasileiro (PAM Agro) e iniciativas voltadas para o mercado de crédito de carbono.

A programação foi encerrada com a participação da Assessoria Especial de Comunicação Social do Mapa. Carla Madeira, jornalista e chefe da AECS, destacou o papel fundamental da comunicação estratégica para posicionar o Brasil como líder mundial no agronegócio. Ela explicou como potencializar as ações realizadas pelo Ministério e pelos adidos agrícolas no exterior, utilizando exemplos de campanhas bem-sucedidas e reforçando a importância de uma abordagem integrada entre os diversos atores envolvidos no setor. O painel contou também com a participação de Patrícia Távora, coordenadora-geral da Comunicação, Igor Mesquita, coordenador de Imprensa, e Danilly Nascimento, coordenadora de Mídia Digital.

Ao longo da semana, o evento também promoveu mais de 500 reuniões estratégicas, incluindo rodadas de conversas entre adidos e representantes de aproximadamente 40 associações setoriais, responsáveis por 75% do PIB do agronegócio nacional. As interações permitiram alinhar demandas do setor produtivo e fortalecer as parcerias entre o governo e a iniciativa privada.


Na cerimônia de encerramento, Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou a importância da parceria entre os adidos, o setor privado e as instituições governamentais para ampliar a presença do Brasil no comércio internacional. Laudemir Müller, Gerente de Agronegócios da ApexBrasil, destacou o sucesso do evento como um marco para o alinhamento estratégico do agro brasileiro com as demandas globais.

Luis Rua ressaltou que a semana foi extremamente produtiva e com resultados otimistas, com alinhamento das diretrizes do Ministro Carlos Fávaro e discussões sobre as prioridades para 2025. Ele mencionou que quase 500 reuniões foram realizadas com entidades dos setores produtivos, destacando demandas fundamentais para a atuação dos adidos agrícolas.

Segundo Rua, os adidos têm um papel essencial na promoção comercial, negociação e defesa da imagem do agro brasileiro no exterior, sendo responsáveis por 70% das 282 aberturas de mercado da atual gestão. O foco, agora, é aproximá-los ainda mais dos setores produtivos, especialmente das pequenas e médias empresas, a fim de novos resultados. A parceria com a ApexBrasil, o Itamaraty e outras entidades, segundo Rua, gera emprego e renda para o Brasil, e quando trabalham juntos, o país se beneficia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp