A produção brasileira de carne de frango totalizou 3,44 milhões de toneladas no 1º trimestre de 2025, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais (PTA), do IBGE. Este é o segundo maior volume já registrado para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 1997, refletindo a força e a resiliência do setor avícola nacional.
No mesmo período, Mato Grosso manteve a trajetória de crescimento. O estado produziu 110,51 mil toneladas, volume que representa um avanço de 1,18% em relação ao 4º trimestre de 2024 e uma alta ainda mais expressiva de 4,50% na comparação com o 1º trimestre do ano passado.
O resultado positivo de Mato Grosso é impulsionado pelo aumento da demanda interna, boas oportunidades no mercado externo e maior eficiência produtiva, fatores que seguem fortalecendo a avicultura no estado.
O desempenho confirma a tendência de expansão do setor, que segue como uma das principais cadeias produtivas do agronegócio brasileiro, tanto para o consumo doméstico quanto para as exportações.