Região Norte: chuvas concentradas no extremo norte
A previsão indica fortes chuvas em Roraima e Amapá, com acumulados significativos entre 35 e 75 mm. O norte do Amazonas e do Pará também deve receber volumes consideráveis no mesmo intervalo.
Nas demais áreas do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins, o cenário muda completamente, com baixos volumes de chuva (inferiores a 5 mm) ou até ausência total de precipitações, mantendo o padrão de tempo seco para a maior parte do território.
Região Nordeste: litoral com chuva, sertão segue seco
A faixa litorânea, desde o norte do Maranhão até o sul da Bahia, terá chuvas contínuas, com maior intensidade na Zona da Mata e Agreste, onde os volumes podem variar entre 15 e 45 mm.
Já o Sertão nordestino continuará sob influência do tempo seco, com poucas ou nenhuma chuva, exceto por áreas do centro-leste baiano, onde podem ocorrer acumulados pontuais de até 25 mm. No Ceará, há chance de chuvas em todo o estado, mas com baixos volumes (até 15 mm).
De forma geral, o clima no Nordeste se mantém dentro da normalidade para o período, sem previsão de anomalias climáticas relevantes.
Região Centro-Oeste: tempo seco favorece atividades no campo
Predomínio de tempo seco em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Algumas áreas isoladas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul poderão registrar chuvas fracas, com volumes inferiores a 15 mm.
Os modelos climáticos indicam que, apesar da estiagem, os acumulados estão dentro da média histórica para o período, com anomalias negativas mais evidentes no sul de Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste: chuvas pontuais em RJ e ES
Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão registrar os maiores volumes da região, com chuvas espalhadas e acumulados de até 30 mm.
Em Minas Gerais, o tempo permanecerá predominantemente seco, com exceção de áreas isoladas onde pode chover até 10 mm. Em São Paulo, as chuvas se concentram no sul e oeste do estado, com volumes moderados de até 15 mm.
Região Sul: início de julho com chuvas irregulares
Apesar de julho historicamente registrar bons volumes de chuva, o início do mês será de precipitações fracas e irregulares nos três estados do Sul. Estão previstas anomalias negativas de até 30 mm, com acumulados variando entre 5 e 25 mm, dependendo da localidade.
Essa condição, embora abaixo da média histórica, pode favorecer os produtores que ainda não concluíram a semeadura do trigo, garantindo melhores condições de solo para o manejo inicial da cultura.