O dólar Ptax registrou queda de 0,69% na última semana, alcançando a média de R$ 5,40/US$, o menor valor desde junho deste ano. A desvalorização da moeda norte-americana reflete sinais de desaceleração na economia dos Estados Unidos, especialmente após a revisão negativa nos dados de criação de empregos, a queda nos índices de confiança do consumidor e a inflação ao produtor abaixo do esperado. Esses indicadores pesaram contra o dólar no cenário internacional.
No Brasil, o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto apresentou deflação de 0,11%, um recuo de 0,34 ponto percentual em comparação a julho. No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 5,13%, ainda acima da meta de 3,00% estabelecida pelo Banco Central. Entre os grupos que mais contribuíram para o resultado estão Habitação, com queda de 0,90%, e Alimentação e Bebidas, que recuou 0,46%.
Já nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de agosto subiu 0,4% no mês e 2,9% em 12 meses, o maior nível desde janeiro. Apesar disso, as expectativas são de que o Federal Reserve adote uma postura menos restritiva, uma vez que o Índice de Preços ao Produtor (PPI) apresentou resultado abaixo do previsto, em 2,6% na taxa anualizada.