Domingo, 15 de Março de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

08/02/2020 | 09:03

Colheita inicia e Brasil deve obter safra recorde de 124,5 mi/t de soja, projeta consultoria

Safras & Mercado trabalha com área de 37,072 milhões de hectares, com aumento de 1,9% sobre o ano anterior e batendo novo recorde

AGROLINK

Colheita inicia e Brasil deve obter safra recorde de 124,5 mi/t de soja, projeta consultoria

Foto: Reprodução

Os produtores brasileiros de soja deverão colher 124,554 milhões de toneladas em 2019/20, com crescimento de 4,4% na comparação com o ano anterior, quando a safra ficou em 119,306 milhões de toneladas. A projeção faz parte do mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado.

No relatório anterior, divulgado em 10 de janeiro, SAFRAS apostava em produção de 123,589 milhões de toneladas.

     A consultoria trabalha com área de 37,072 milhões de hectares, com aumento de 1,9% sobre o ano anterior e batendo novo recorde. No ano passado, a área ocupou 36,384 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.377 quilos por hectare, superando o rendimento médio de 3.296 quilos obtido no ano passado.

     Foram feitos apenas ajustes finos positivos nas produtividades médias esperadas para alguns estados produtores da região Centro-Oeste, além de um pequeno ajuste positivo no tamanho da área semeada no principal estado produtor do país.

     “A evolução da colheita, embora em um ritmo mais lento que a média normal para essa época do ano em nível país, começou a revelar produtividades acima do esperado no Mato Grosso e em Goiás”, aponta o analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.

     Segundo ele, tal fato embasa o aumento nas produtividades médias esperadas para estes estados. “O excesso de chuvas registrado em alguns estados da faixa central do país em janeiro não chegou a afetar de forma relevante a maior parte das lavouras, embora alguns grãos estejam registrando uma umidade excessiva”, completa o consultor.

     No Rio Grande do Sul e na Bahia, o retorno da umidade registrado em janeiro foi positiva para parte das lavouras que sofreram com a estiagem no final de 2019 e início de 2020, trazendo certa recuperação para as plantas e impedindo o avanço das perdas. “O Brasil está consolidando a colheita de uma nova safra recorde”, conclui Roque.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp