Domingo, 15 de Março de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

18/02/2020 | 08:51

TO: Embaixador da África do Sul vem conhecer agronegócio

Foi proposto um intercâmbio entre engenheiros agrônomos do Tocantins e os da África do Sul

AGROLINK

TO: Embaixador da África do Sul vem conhecer agronegócio

Foto: Reprodução

O embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye, desembarcou nesta segunda-feira, 17, na Capital tocantinense para conhecer as potencialidades do agronegócio no Estado. Em sua primeira reunião, o Embaixador Mashimbye esteve, na sede do executivo estadual, com o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado, César Halum e equipe da Seagro, bem como representantes de várias instituições relacionadas à Área no Tocantins como, a Organização das Cooperativas do Estado, a Cooperativa Agroindustrial, a Superintendência Federal da Agricultura, a Federação das Associações e Entidades Rurais, Associação dos Produtores Rurais do Sul do Estado, a Associação dos Engenheiros Agrônomos, a Colônia de Pescadores de Palmas, além da Cooperativa Frisia e da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas.

“O objetivo principal é conhecer o Tocantins e também apresentar a África do Sul como um país que está aberto para receber investidores e novas tecnologias”, detalhou o secretário César Halum, acrescentando que o embaixador pontuou que o Brasil se destaca na área do agronegócio, particularmente com o pequeno produtor se desenvolvendo e abastecendo os grandes centros com produtos da agricultura familiar.

“No Tocantins, em especial, explicamos como trabalhamos e estamos obtendo sucesso na agricultura familiar. Aliamos a pesquisa e assistência técnica ao produtor rural”, explicou Halum durante a reunião. O número de agricultores familiares no Estado corresponde a aproximadamente 42 mil famílias, distribuídas em 540 assentamentos, da Reforma Agrária (Incra) e do Crédito Fundiário (Seagro) gerando cerca de 120 mil postos de ocupação, e contribuindo com 40% do valor bruto da produção agropecuária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e  Seagro.

Ainda de acordo com esses dados, no Estado, 50% das terras destinadas às atividades agrárias (agricultura, pecuária, pastagens naturais e cultivadas, e silvicultura) são ocupadas com atividades da agricultura familiar. Uma média de 18 hectares por unidade familiar, que produz cerca de 70% dos alimentos consumidos na mesa dos brasileiros, a exemplos da farinha de mandioca e derivados, arroz, leite, frutas, carnes (frango, suíno e bovino) e frutas.   

“Neste primeiro encontro foi proposto um intercâmbio entre os engenheiros agrônomos do Tocantins e os da África do Sul. Com certeza vão surgir novos encontros” finalizou o secretário convidando o embaixador para que visite a Feira Tecnológica do Tocantins (Agrotins) que será realizada  de  05 a 09 de maio próximo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp