Sexta-feira, 3 de Abril de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Soja

26/10/2022 | 11:10

Funrural: União terá que ressarcir produtores de Mato Grosso

Canal Rural

Funrural: União terá que ressarcir produtores de Mato Grosso

Foto: Repórter Agro

A União deverá ressarcir produtores filiados ao Sindicato Rural de Campos de Júlio (MT) pelos valores do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) pagos sobre a receita bruta da soja comercializada para tradings entre os anos de 2013 e 2018. A decisão é da 7ª Turma do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF 1).
 
A ação foi ajuizada pelo Sindicato Rural de Campos de Júlio em 2018. Conforme o Acórdão, os produtores rurais não necessitam arcar com a contribuição do Funrural incidente sobre a receita proveniente das exportações indiretas, além de obrigar a União a devolver os valores pagos indevidamente desde 15 de maio de 2013.
 
Conforme a decisão da Justiça Federal, o Acórdão produz efeitos capazes de rever eventuais parcelamentos envolvendo dívidas do Funrural exportação e cobranças por parte da Receita Federal.
 
O Funrural se trata de um imposto de caráter previdenciário que incide sobre o valor bruto da comercialização de toda a produção rural.
 
Presidente do Sindicato Rural de Campos de Júlio, Glauber Silveira, comenta que atualmente no município são semeados cerca de 200 mil hectares de soja. A produção é estimada em 600 mil toneladas por ano.
 
Conforme as advogadas Flávia Carrazzone e Juliana Guilherme, responsáveis pela ação do Sindicato Rural, será realizado um levantamento junto aos produtores rurais para identificação dos valores recolhidos indevidamente para que os mesmos possam ser ressarcidos.
 
Expectativa é que União não recorra
A expectativa é que a União não recorra da decisão da Justiça, uma vez que trata-se de um tema sobre o qual o Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou no mesmo sentido em sede da decisão em Repercussão Geral.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp