Sábado, 14 de Março de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Milho

21/11/2022 | 17:21

Controle da cigarrinha-do-milho registra avanço no País com suporte de bioinsumo à base do fungo Beauveria bassiana

Tecnologia desenvolvida pela brasileira Promip utiliza como ingrediente ativo agente entomopatogênico que transmite doença à população da praga

Redação Repórter Agro com ASCOM

 
Piracicaba (SP) – Pioneira no desenvolvimento de defensivos agrícolas ativados por agentes microbiológicos (vírus, bactérias e fungos) e macrobiológicos (ácaros, insetos e nematoides), a brasileira Promip celebra resultados obtidos em áreas comerciais no controle biológico da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), com o emprego de um bioinseticida. Conforme o CEO Marcelo Poletti, o bioinsumo Bovemip®, do portfólio da empresa, transfere eficácia e relação custo-benefício favorável ao produtor no manejo da praga.
 
Até há pouco controlada somente por meio de defensivos de matriz química, entre estes ingredientes ativos que perderam parte da eficácia, ante o desenvolvimento de resistência às moléculas pela praga, a cigarrinha-do-milho conta com potencial para provocar perdas acima de 70% às lavouras do grão. “Ela suga a seiva das plantas e transmite um vírus na fase do enfezamento do milho, o que leva a representativas perdas em produtividade”, resume Poletti.
 
Segundo ele, também agrônomo e entomologista, se o produtor realizar o monitoramento correto de sua lavoura, e a infestação da cigarrinha for detectada no estágio inicial, o controle poderá ser feito sem a necessidade de químicos. “Quando a presença da praga for mais intensa, recomendamos a associação de Bovemip® a um inseticida químico menos exposto à resistência da cigarrinha-do-milho”, complementa ele.
 
Poletti explica que Bovemip® é um bioinseticida seletivo, desenvolvido com foco na eficácia, na facilidade de pulverização (terrestre) e na compatibilidade a outros insumos. O conceito do bioinsumo, diz o executivo, é baseado no fungo entomopatogênico Beauveria bassiana, com amplo espectro de ação. “Quando absorvido pela cigarrinha-do-milho, por contato ou ingestão, esse fungo se multiplica e causa uma doença na população da praga, que morre”, afirma.
 
Ainda de acordo com o agrônomo, o controle da cigarrinha-do-milho ancorado no insumo biológico Bovemip® entrega ao produtor uma colheita livre de resíduos, além de favorecer o equilíbrio ecológico nas áreas de cultivo. “Propicia a ocorrência de agentes polinizadores, preserva inimigos naturais da praga e fomenta a produção sustentável da lavoura até o consumidor final.” 
 
A Promip começou a operar numa sala de 30 m² da incubadora de empresas Esalqtec, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), na paulista Piracicaba. Hoje mantém uma das mais modernas biofábricas do Brasil e distribui um amplo portfólio de defensivos agrícolas de matriz microbiológica e macrobiológica. Pioneira na inovação associada ao MIP ou manejo integrado de Pragas, a Promip investe continuamente em pesquisa & desenvolvimento, para se consolidar entre as líderes do mercado brasileiro de bioinsumos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp