Domingo, 15 de Março de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Previsão do tempo

27/02/2023 | 14:19

Como fica o clima para as lavouras de algodão semeadas?

Semana começou com atuação de uma frente fria na costa do Brasil, entre as regiões Sul e Sudeste

Angela Ruiz(Climatempo)

Como fica o clima para as lavouras de algodão semeadas?

Chuvas seguem intensas

Foto: Climatempo

O plantio do algodão 22/23 no Brasil foi concluído. Até o dia 23 de fevereiro o estado da Bahia alcançava (99,3%), Goiás, (88,6%), Maranhão, (100%), Minas Gerais (98%), Mato Grosso do Sul (100%), Mato Grosso (99,9%), Piauí (100%), Paraná (100%), São Paulo (98%). Total Brasil: 99,5% semeado.

De acordo com dados do MDIC, o Brasil exportou 34,7 mil tons de algodão até a terceira semana fev/23. A média diária de embarque foi 69,5% inferior quando comparado com fev/22.

Tendência do Clima
A semana começou com atuação de uma frente fria na costa do Brasil, entre as regiões Sul e Sudeste. O sistema é responsável por muitas instabilidades sobre o centro-sul do país, onde as chuvas devem seguir mais frequentes e volumosas ao longo desta semana.

 

Até a próxima sexta-feira (03/03) são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade, com volumes de 30 a 50 mm, em áreas produtoras entre Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. Apesar das chuvas mais expressivas nestas áreas, não há previsão para o tempo completamente fechado e chuvoso, mas ainda assim os episódios fortes de chuva podem impactar momentaneamente as atividades de colheita da soja e continuar atrasando a instalação do milho segunda safra, especialmente entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.

 

Chuvas fortes e mais abrangentes são esperadas sobre o Norte do Brasil. No interior do Amazonas pode chover mais de 70mm no decorrer dos próximos 5 dias e também há risco para fortes tempestades entre Roraima, norte do Paraná, Amapá e norte do Maranhão, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical.

 

Já sobre a maior parte do Brasil Central, incluindo Mato Grosso e Goiás, e no interior do Matopiba são esperados episódios de chuva mais isolados e alternados com períodos de melhoria, que possibilitam as atividades no campo. Enquanto isso, na metade norte de Minas Gerais, assim como no Espírito Santo e grande parte da Bahia a expectativa é de uma semana de tempo mais firme e com temperaturas elevadas. Nestas localidades, a umidade do solo esta caindo rapidamente, especialmente no interior da Bahia, e prejudica lavouras em desenvolvimento.

 

As chuvas devem aumentar sobre as áreas mais ao norte do Brasil a partir do próximo final de semana e deve voltar a chover de forma frequente e com volumes maiores sobre as áreas produtoras do norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia no decorrer da próxima semana.

 

 

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp