Sexta-feira, 5 de Junho de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

15/08/2023 | 16:02

Fertilizantes: Petrobras quer retomar operação em fábrica no Paraná

Araucária Nitrogenados (Ansa) está desativada desde 2020 e poderá voltar a operar no primeiro semestre de 2024

Canal Rural

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta segunda-feira (14) que está em fase final de estudos a retomada da produção de fertilizantes na Araucária Nitrogenados (Ansa), subsidiária da companhia no Paraná.

A fábrica está desativada desde 2020 e, após investimentos e adequações para atender às normas regulatórias, poderá voltar a operar no primeiro semestre de 2024.

Após a finalização dos estudos de viabilidade técnica e financeira, o tema deve passar ainda pela diretoria executiva e pelo conselho de administração da empresa.

De acordo com Prates, o setor de fertilizantes tem importância estratégica para a Petrobras e para o país, já que o Brasil, mesmo sendo um grande produtor de commodities agropecuárias, ainda dependente de adubos de origem estrangeira.

“Esse mercado vem enfrentando muitos desafios no mundo todo. A Petrobras tem interesse em investir na reativação da Ansa por conta da sinergia da unidade com a Repar [Refinaria Getúlio Vargas”, diz ele. A operação, além de reduzir a dependência do país em relação à importação de fertilizantes, ainda geraria emprego e renda.

Ureia e amônia
A Ansa tem capacidade de processar cerca de 1,9 mil toneladas por dia de ureia e 1,3 mil toneladas por dia de amônia, usadas na produção de fertilizantes agrícolas, além de outros setores. A matéria-prima usada na unidade é o resíduo asfáltico, que pode ser obtido na Repar, também localizada na cidade de Araucária (PR).

Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, desde  a “hibernação” da fábrica, os trabalhadores dos municípios do entorno estão sofrendo com o desemprego causado pela falta de oportunidades na região.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp