Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

20/11/2023 | 12:17 - Atualizada em 20/11/2023 | 12:20

Bolsonaro e aliados comemoram a vitória de Javier Milei na Argentina: ‘Esperança volta a brilhar na América do Sul’

Ex-presidente do Brasil demonstrou apoio ao ultraliberal durante a campanha; políticos de esquerda lamentaram resultado no país vizinho

Jovem Pan

Bolsonaro e aliados comemoram a vitória de Javier Milei na Argentina: ‘Esperança volta a brilhar na América do Sul’

Foto: Alan Santos/PR - 30/11/2020

Atuante durante toda a campanha de Javier Milei, que neste domingo, 19, tornou-se presidente da Argentina, o ex-mandatário brasileiro Jair Bolsonaro parabenizou o ultraliberal do país vizinho poucos minutos após o peronista Sergio Massa reconhecer sua derrota. “Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter), destacando também as eleições americanas no ano que vem — seu aliado Donald Trump provavelmente tentará voltar à Casa Branca. No primeiro turno, o vencedor das eleições brasileiras de 2018 já havia mandado um vídeo desejando sucesso a Milei. O seu filho Eduardo Bolsonaro foi a Buenos Aires em 23 de outubro para manifestar apoio ao anarcocapitalista.

Além de Jair Bolsonaro, outros políticos conservadores celebraram o triunfo de Milei e a derrota da centro-esquerda. “ Argentina vive um novo período. Com o reconhecimento da derrota pelo candidato peronista, nossos vizinhos podem enxergar o nascer do sol da liberdade no horizonte. A derrota do Foro de São Paulo nesse importante parceiro comercial e estratégico mostra que a América Latina anseia por novos rumos”, declarou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). “A Argentina deu um voto hoje contra o discurso da esquerda. Javier Milei venceu as eleições. Vitória do povo argentino e uma boa notícia para toda a América Latina”, disse o senador Marcos Rogério (PL-RO). Já os esquerdistas lamentaram e agora fazem prognósticos temerosos para o país vizinho. “A eleição de Javier Milei é a repetição de uma tragédia. Será uma batalha duríssima, mas não tenho dúvidas que nossos irmãos argentinos resistirão com muito firmeza às cenas de um filme que já conhecemos aqui no Brasil. Não importa onde, não importa quando, contem conosco na luta contra fascismo e na defesa da democracia”, disse o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP).

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp