Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

07/12/2023 | 12:15

Leite e queijo registram retração nos preços no terceiro trimestre e impactam faturamento do segmento de lácteos

O estudo realizado pela Scanntech indica que, no período, o leite teve um crescimento de apenas 1% no volume de vendas

Redação Repórter Agro com ASCOM

Leite e queijo registram retração nos preços no terceiro trimestre e impactam faturamento do segmento de lácteos

Foto: atlascompany/Freepik

A retração de 8% nos preços dos produtos lácteos no terceiro trimestre de 2023, em comparação ao ano anterior, impactou negativamente no faturamento do setor varejista alimentar. O estudo realizado pela Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, indica que, no período, o leite teve um crescimento de apenas 1% no volume de vendas e uma redução de 6% no faturamento. Desde julho - quando a retração nos preços dos produtos lácteos atingiu 13% - os preços dos lácteos tem desacelerado, chegando em a -3%

Segundo Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, uma das razões para a queda é o enfraquecimento do consumo e o aumento das importações. "Com o aumento da oferta do produto, mesmo durante o período de entressafra, houve uma pressão descendente sobre os preços", ele explica.

O estudo também destaca outros dois itens da cesta de lácteos: o queijo e o iogurte. O primeiro teve uma redução de 15% no preço no terceiro trimestre em comparação com 2022, enquanto o segundo apresentou um aumento de 10% no preço. No entanto, o volume de vendas de queijo em 2023 foi 8% maior em relação ao ano anterior, enquanto o de iogurte aumentou apenas 1%.

Entre os diversos tipos de queijo, a muçarela lidera com 61,6% do faturamento da categoria no terceiro trimestre de 2023, seguida pelo queijo tipo prato, com 8,6%. Nesse período, o preço da muçarela caiu 20%, o que resultou em um aumento de 14,2% no volume vendido em comparação com o mesmo período de 2022. O queijo tipo prato, por outro lado, teve uma queda de preço de 11% e seu volume de vendas diminuiu 0,4%. Em relação à preferência de pesagem de queijos, os consumidores brasileiros optam por unidades de peso fixo (embalagens fechadas) em vez de variáveis (a granel).

O recorte dos lácteos no estudo da Scanntech acontece dentro da cesta de mercearia básica, que em 2023 é a maior detratora nos preços, enquanto bebidas e perfumaria trazem os maiores aumentos no ano. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp