Sábado, 25 de Maio de 2024 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Soja

12/04/2024 | 15:26

Exportação de soja de MT tem maior declínio em três anos

Informações publicadas pelo portal Agrolink

Exportação de soja de MT tem maior declínio em três anos

Imagem Ilustrativa

Foto: Banco de Imagens

Segundo dados recentes da Secex, a exportação de soja de Mato Grosso em março de 2024 atingiu 3,93 milhões de toneladas, marcando uma redução significativa de 24,98% em comparação com o mesmo período do ano anterior.  O relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que esta queda está intimamente ligada ao atraso na comercialização da soja e à perspectiva de quebra na produção do estado. A China, principal comprador, adquiriu 2,46 milhões de toneladas, representando impressionantes 62,68% do total exportado por Mato Grosso.

No que diz respeito ao farelo de soja, as exportações também sofreram uma queda significativa, atingindo 625,26 mil toneladas, uma diminuição de 16,65% em comparação com o ano anterior. Quanto ao óleo de soja, as exportações alcançaram apenas 8,07 mil toneladas, registrando um declínio de 86,63% em relação ao mesmo período de 2023. Este é o menor volume exportado nos últimos treze anos, resultado da baixa demanda no mercado internacional e da maior procura no mercado interno.

O Imea prevê que, devido à redução na produção de soja no estado, a exportação da oleaginosa em grão deve diminuir em 17,98% em 2024 em comparação com o ano anterior. Este cenário coloca desafios adicionais para os produtores e para a economia do estado, que depende significativamente do agronegócio.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp