Terça-feira, 8 de Julho de 2025 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Previsão do tempo

23/06/2025 | 11:13

Prognóstico climático para a última semana de junho

Scot Consultoria

Prognóstico climático para a última semana de junho

Foto: Banco de Imagens

Região Norte
Para a última semana do mês, a previsão indica um aumento nos volumes de chuva em comparação com a terceira semana. No entanto, as precipitações seguirão irregulares, ocorrendo de forma isolada e mal distribuída.

No Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e no Norte do Pará, são esperadas chuvas fracas a moderadas, com volumes variando entre 15 e 35mm.

De modo geral, a maior parte da região deverá registrar precipitações dentro da média para o período, com exceção do extremo Norte, onde as anomalias indicam volumes de até 30mm abaixo da média histórica.

Tocantins, Rondônia e o Sul do Pará devem atravessar a semana sem registro de chuva.

Região Nordeste
As chuvas estarão presentes na Zona da Mata e no Agreste, com volumes variando entre 25 e 45mm. Os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas terão precipitações em todo o território, com maior concentração no litoral, diminuindo gradativamente em direção ao interior.

No litoral da Bahia também haverá chuvas, porém com volumes menores, variando entre 15 e 25mm. Essas precipitações devem avançar para o interior, mas de forma reduzida, e o Oeste baiano seguirá sem chuvas na próxima semana, o que favorece a colheita de algodão já em andamento.

No Norte do Maranhão e no Ceará, as chuvas deverão ocorrer de forma fraca e isolada, com volumes entre 15 e 25mm.

A maior parte do Sertão nordestino deverá atravessar a semana sem registro de precipitação.

No geral, os volumes previstos para a região permanecem dentro da média esperada para o período.

Região Centro-Oeste
Ao longo da próxima semana, não são esperadas chuvas em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. A única exceção será o Sul de Mato Grosso, onde podem ocorrer precipitações isoladas com acumulados em torno de 10mm. Esse cenário deve favorecer o avanço da colheita de algodão na região.

Em contrapartida, o Mato Grosso do Sul apresentará um padrão diferente. Apesar da baixa intensidade, as chuvas devem ocorrer em grande parte do estado ao longo da quinzena, com volumes variando entre 15 e 25mm.

A última semana do mês deverá registrar precipitações dentro da média histórica para o período.

Região Sudeste
Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a previsão é de tempo predominantemente seco, embora não se descartem chuvas leves e isoladas. Esse cenário de baixa precipitação, em Minas Gerais, deve favorecer a colheita do algodão.

Em São Paulo, as chuvas devem se concentrar nas regiões Sul e Sudoeste do estado, com volumes que podem chegar a 35mm. Essas precipitações, de intensidade moderada, devem beneficiar o desenvolvimento da cultura do trigo, cuja semeadura já foi concluída.

De forma geral, todos os estados da região devem apresentar volumes dentro da média esperada para o período, sem ocorrência de anomalias de precipitação.

Região Sul
O Sul do país será a região com os maiores volumes de chuva na próxima semana. Os estados devem registrar anomalias positivas de precipitação, com acumulados que podem ficar até 50mm acima da média histórica para o período.

Os volumes devem variar entre 45 e 75mm, a depender da localidade, e as chuvas devem abranger todo o território dos estados.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 24/6/2025 até 30/6/2025 (mm).
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp