Mato Grosso encerrou os cinco primeiros meses de 2025 com saldo positivo de 32.275 vagas formais de emprego, segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de empregos, com 13.993 novos postos de janeiro a maio.
Logo atrás, os setores que mais contrataram foram:
- Construção Civil: +8.118 vagas
-
- Indústria: +3.881 vagas
-
- Comércio: +3.158 vagas
-
- Agropecuária: +3.131 vagas
No setor de Serviços, os destaques foram as contratações nas áreas de escritórios, serviços de apoio a edifícios, educação e saúde. Já na Construção Civil, as obras de infraestrutura puxaram o desempenho: somente esse segmento contratou 4.291 trabalhadores no período.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda, os investimentos públicos em obras estruturantes têm sido fundamentais para aquecer o mercado de trabalho.
“Temos obras no Estado todo, mas o que podemos observar é que todos os setores econômicos de Mato Grosso tiveram saldos positivos na geração de emprego. Não há política pública mais eficiente do que permitir que o cidadão tenha trabalho e consiga dar o melhor para a sua família”, afirmou.
Turismo também registra crescimento
Dentro do setor de Serviços, o Turismo também teve desempenho expressivo, com 2,4 mil novas vagas de janeiro a maio — um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram criados 2.284 empregos.
As atividades de transporte terrestre lideraram o crescimento, com 1.160 novas contratações, seguidas pelo segmento de alojamento e alimentação, que abriu 785 vagas.
Perfil dos contratados
Das 32.275 vagas abertas no estado:
- 19.273 foram ocupadas por homens
-
- 13.048 por mulheres
-
- 763 empregos foram destinados a estrangeiros
-
- 703 a menores aprendizes
A maioria dos contratados foi de jovens entre 18 e 24 anos com ensino médio completo, revelando a força da juventude no mercado formal de trabalho.