Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Mato Grosso

13/07/2020 | 09:39

Ferrogrão vai ligar Mato Grosso ao Pará

Governo avançou no projeto e quer licitar até o final do ano

Eliza Maliszewski/Agro Link

Ferrogrão vai ligar Mato Grosso ao Pará

Foto: Pixabay

A região compreendida entre Sinop (MT) e Miritituba (PA) espera ansiosa pela concessão da ferrovia EF-170, a Ferrogrão.  O meio de transporte entra como importante opção de escoamento da safra  já que hoje é necessário deslocar mais de dois mil quilômetros até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). São 933 quilômetros de extensão, para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja, prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou o projeto para análise do Tribunal de Contas da União. O plano e estudos técnicos foi assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Depois da análise do TCU será publicado o edital de licitação. A expectativa é licitar até o final do ano. O leilão de concessão para a construção e operação deve ocorrer no 1° trimestre de 2021.

A Ferrogrão tem investimentos projetados de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão. A nova ferrovia vai retirar um milhão de tonelada de CO2 da atmosfera, por ano, com substituição do transporte rodoviário e tornar o Brasil mais competitivo com a nova forma de transporte de grãos.

Além do novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, também estão previstos o ramal de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 quilômetros, e o ramal de Itapacurá, com 11 quilômetros.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp