O Diretor Geral do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, General Santos Filho, esteve na região do Norte Araguaia nesta quarta-feira (17).
De acordo com informações apuradas pelo Agência da Notícia, Santos Filho veio de avião até Água Boa, onde o Superintendente do DNIT de Mato Grosso, Antônio Gabriel e uma comitiva o esperavam para percorrer o trecho não pavimentado da BR-158. Em Confresa, o General parou pra almoçar, porém não atendeu a imprensa e conversou pouco com empresários e empreiteiros locais, ele estava digamos, com cara de poucos amigos.
De acordo com o Superintendente do DNIT em MT, a comitiva passou pelo traçado original da BR-158 e seguiu destino ao Pará, onde trechos da BR-158 também estão enfrentando sérios problemas na conservação da rodovia e das pontes. “Não posso adiantar nada, somente que ele não vai falar com a imprensa, e que vamos seguir até o estado do Pará”, disse Antônio Gabriel ao Agência da Notícia. Questionado sobre o não asfaltamento do trecho dos 12 km entre o fim do asfalto ao Luizinho, e ao Primeiro Lote, que liga Luizinho à Alto Boa Vista, o Superientende de MT, afirmou que falta a LI - Licença de Instalação, que é autorizada pelo IBAMA.
Chamou a atenção o fato do Diretor Geral do DNIT ter percorrido o traçado original da BR-158, já que a definição para o asfalto, estaria no contorno leste da BR, passando por Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, Pontinópolis até chegar ao Luizinho. O Agência da Notícia, entrou em contato com a Assessoria de imprensa do DNIT em Brasília, para ter mais detalhes sobre a visita do General Santos Filho, mas ainda não obtivemos retorno.
Vale ressaltar que no último dia 09, produtores Rurais e prefeitos da Região Norte Araguaia, estiveram em Brasília, onde se reuniram com a Bancada Federal de MT, solicitando emendas para a conclusão do asfalto da BR-158.