Terça-feira, 15 de Outubro de 2024 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

23/11/2023 | 09:38

Pela preservação do agro, deputado Arnaldo Jardim articula medidas na LDO 2024

Vice-presidente da FPA liderou estratégias para incluir medidas que atendam o setor no orçamento do ano que vem

Redação Repórter Agro com Ascom

Pela preservação do agro, deputado Arnaldo Jardim articula medidas na LDO 2024

Foto: Banco de Imagens

O compromisso com o fortalecimento do agronegócio brasileiro está no centro das discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), reconhecendo a importância estratégica do setor, tem desempenhado papel fundamental na articulação política para assegurar recursos essenciais e evitar bloqueios prejudiciais ao desenvolvimento agropecuário.

O relator da LDO, deputado Danilo Forte (União-CE), expressou a urgência de preservar o agronegócio diante das perspectivas de contingenciamento. Forte destacou categorias de despesas que não podem ser restringidas, incluindo o Seguro Rural, verbas da Embrapa voltadas à pesquisa e desenvolvimento, defesa agropecuária e assistência técnica e extensão rural ligadas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O deputado Danilo Forte enfatizou a urgência da situação, afirmando que “muitas vezes a safra não pode esperar”. Nesse contexto, a Frente Parlamentar da Agropecuária, antecipando-se aos possíveis contingenciamentos em decorrência da promessa de déficit zero feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Vice-presidente da bancada, o deputado Arnaldo Jardim liderou articulações estratégicas com diferentes setores e bancadas na Câmara, alinhando esforços para incluir no relatório medidas que atendam às necessidades do agronegócio.

“Foi um esforço da FPA para garantir a preservação dos recursos destinados ao setor agropecuário brasileiro. Não podemos perder recursos enquanto nossa safra bate recordes de produção ano a ano”, disse Arnaldo Jardim, responsável pela articulação do acordo.

O bloqueio orçamentário, necessário para cumprir a promessa do ministro, ainda é motivo de incerteza, com estimativas que variam consideravelmente. O Deputado Danilo Forte, por sua vez, demonstra disposição em assegurar que eventuais bloqueios não comprometam áreas essenciais para a agricultura.

A preservação do orçamento destinado ao agronegócio é uma prioridade para FPA. O presidente do colegiado, deputado Pedro Lupion (PP-PR), alinhado com essa perspectiva, reitera a necessidade de um orçamento mais impositivo e previsível. 

“A decisão do relator é uma boa notícia para o setor, que sofre neste ano com todo tipo de restrições do governo federal, principalmente no seguro rural.  Num momento com seca histórica no Norte, tempestades e enchentes no sul, o produtor precisa desse apoio”, ressalta Lupion.  

Em 19 de setembro, o deputado Danilo Forte participou da reunião-almoço da FPA, quando já havia apontado como prioridades do orçamento para o setor, a subvenção em relação ao seguro rural e o orçamento para pesquisas da Embrapa, além da preocupação com a defesa agropecuária, assistência técnica e extensão rural e as obras de investimentos em estradas vicinais. O desfecho dessas articulações será crucial para garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo do agronegócio brasileiro, um setor vital para a economia do país.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp