Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

12/03/2024 | 11:12

Conjuntura Econômica Nacional e Internacional, veja

Redação Repórter Agro

Conjuntura Econômica Nacional e Internacional, veja

Foto: Banco de Imagens

Conforme dados divulgados pelo Boletim Semanal do Imea, é possível observar uma alteração no cenário interno e externo. No comparativo semanal, o dólar compra PTAX registrou queda de 0,36%. A desvalorização refletiu, principalmente, a declaração de autoridades do FED relatando que o início dos cortes de juros nos EUA deve acontecer neste ano, o que pode atrair ativos para o Brasil devido ao diferencial das taxas de juros entre os países. Somado a isso, os dados mais fracos de empregos do país em fev/24 contribuíram para reacender a expectativa que o FED possa iniciar os cortes de juros no país ainda no 1° semestre/24.
 
Para o Brasil na última quarta-feira (06/03), a SECEX divulgou a balança comercial brasileira referente ao mês de fev/24, que mostrou superávit de US$ 5,45 bilhões, sendo o maior registrado na série histórica para o mês de fevereiro. Esse recorde para o mês ocorre em virtude do maior valor exportado de petróleo e minério. Já Mato Grosso registrou superávit de US$ 2,00 bilhões, o 2° maior valor da série histórica no mês, reflexo do aumento do valor exportado, principalmente, de algodão, com alta de 445,93% no comparativo com fev/23. 
 
Já no Exterior na última quinta-feira (07/03), o Banco Central Europeu (BCE) decidiu por manter a taxa de juros no intervalo de 4,00% a 4,75% a.a., mesmo com a redução nas projeções de crescimento e inflação na zona do euro para 2024. As autoridades do BCE reiteraram que o nível dos juros contribuirá para alcançar a meta de 2,00% da inflação e que as próximas decisões dependerão dos dados econômicos do bloco. Vale lembrar que a inflação da zona do euro no acumulado de 12 meses até fev/24 registrou patamar de 2,60%.
 
Com informações do IMEA
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp