Terça-feira, 22 de Abril de 2025 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Pecuária

18/12/2024 | 15:20

Pecuária brasileira será rastreada?

"Nesse período, o plano será regulamentado e desdobrado em leis"

Informações publicadas pelo portal Agrolink

Pecuária brasileira será rastreada?

Imagem Ilustrativa

Foto: Banco de Imagens

No dia 17 de dezembro, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lançou o Plano Nacional de Rastreabilidade na Pecuária, que estabelece a obrigatoriedade da brincagem de bovinos e bubalinos em todo o Brasil. Com um prazo de dois anos para a implementação dos sistemas de registro do gado pelos estados, o plano visa promover a evolução da pecuária brasileira, atendendo a mercados mais exigentes e melhorando a performance sanitária e socioambiental. 

Marina Guyot, gerente de Políticas Públicas do Imaflora, destacou que o plano é um "primeiro passo positivo" e que os pecuaristas terão seis anos para se adaptar antes de sofrer penalizações. “Nesse período, o plano será regulamentado e desdobrado em leis e definições de como deve se dar sua implementação. É um primeiro passo muito positivo e que sinaliza vontade política de promover o avanço da pecuária brasileira para atender mercados e melhorar a performance sanitária e potencialmente socioambiental”, comenta.

Embora o prazo seja longo, Marina defende que a rapidez na implementação depende de incentivos financeiros e assistência técnica aos produtores. Estados como Pará, Santa Catarina e São Paulo já iniciaram planos de rastreabilidade, alinhados às diretrizes do Ministério da Agricultura (MAPA). A antecipação de estados como o Pará, que planeja rastrear todo o rebanho até 2026, trará vantagens competitivas em mercados exigentes, como China e Europa, que já requerem rastreabilidade individual para a carne bovina.

A rastreabilidade não só melhora o controle sanitário e a gestão do rebanho, mas também facilita o acesso a crédito, como o protocolo da Febraban, que entra em vigor voluntariamente no final de 2025 e exigirá monitoramento de fornecedores. A adoção do sistema também contribui para a sustentabilidade do setor agroalimentar, uma medida essencial diante das mudanças climáticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp