Terça-feira, 10 de Março de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Soja

30/06/2025 | 08:51

Produtores de soja devem aproveitar margem de lucro atual para garantir cobertura dos custos, orienta consultoria

Redação Reporter Agro por Tiago Seiffert

Produtores de soja devem aproveitar margem de lucro atual para garantir cobertura dos custos, orienta consultoria

Foto: Banco de Imagens

Com um lucro médio estimado em 31,27%, produtores de soja no Brasil têm uma oportunidade estratégica para realizar vendas parciais e assegurar a cobertura de seus custos de produção. A recomendação é da TF Agroeconômica, que alerta para os riscos associados à incerteza no cenário global, como guerras, tarifas e oscilações cambiais.

Segundo a consultoria, a estratégia ideal neste momento é vender parte da produção e manter o restante estocado, apostando em possíveis valorizações futuras do mercado.

Cenário externo influencia cotação no Brasil
O comportamento do dólar frente ao real em junho foi um dos principais fatores de influência no mercado. A valorização do real reduziu a competitividade das exportações brasileiras, desestimulando as vendas internas. Isso resultou em pressão de alta para a soja em Chicago (CBOT), mas teve efeito baixista nos preços domésticos.

Outros fatores que sustentaram o viés altista foram:

Aumento das tarifas de exportação na Argentina, a partir de 1º de julho, o que pode desacelerar as vendas do país vizinho;

Nova venda de 119,7 mil toneladas de soja para o México, confirmada pelo USDA para a safra 2025/26.

Pressões baixistas seguem no radar
Apesar dos elementos positivos, o mercado ainda lida com fatores de pressão, como:
  • Ausência de novos acordos comerciais com a China, limitando a demanda pela soja norte-americana;
  •  
  • Condições climáticas favoráveis nos EUA e Centro-Oeste brasileiro, que aumentam as expectativas de oferta;
  •  
  • Ampliação da área plantada nos EUA, o que pode elevar a produção global.

No Brasil, o recuo nos preços de carnes e etanol — principais consumidores de farelo de soja — resultou em queda de 21,67% no preço do subproduto, impactando diretamente a soja, que recuou 3,24%.

Análise técnica e fundos
Na Bolsa de Chicago, as opções de venda (puts) para setembro a US$ 9,60 foram as mais negociadas, enquanto o maior interesse de compra está nas calls de novembro a US$ 12,00.
Os fundos reduziram suas posições líquidas compradas em soja para 23.448 contratos, mas ampliaram sua exposição ao farelo, atingindo 110.080 contratos líquidos comprados, o maior volume da série histórica.

A orientação da TF é clara: momento oportuno para gestão de risco. Com as margens ainda positivas, garantir a rentabilidade mínima pode ser decisivo em um mercado volátil e com tantos fatores incertos no horizonte.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp