Domingo, 14 de Junho de 2026 (66) 98428-3004
informe o texto a ser procurado

Notícias / Mundo

18/12/2023 | 08:31

Ataques terroristas no Mar Vermelho colocam mais de 100 navios porta-contêineres em risco, aponta project

Redação Repórter Agro com ASCOM

Ataques terroristas no Mar Vermelho colocam mais de 100 navios porta-contêineres em risco, aponta project

Imagem Ilustrativa

Foto: Banco de Imagens

Rebeldes Houthi, no Iêmen, começaram nesta sexta-feira (15/12) a lançar ataques de mísseis e drones a navios porta-contêineres no Estreito de Bab el-Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico. Até o momento, o navio Al-Jasrah, da Hapag-Lloyd, e o navio MSC Palatium III, da MSC, foram atingidos. Felizmente, não foram relatadas pessoas feridas. O navio Maersk Gibraltar, segundo relatos, escapou por pouco de um ataque de míssil ontem (14/12).

Como resultado dos ataques, a Maersk e a Hapag-Lloyd, maiores transportadoras de contêineres do mundo, estão tomando medidas para mudar as rotas de todos os navios na região. Outras operadoras de porta-contêineres devem seguir o exemplo.

Segundo dados da project44, plataforma líder em visibilidade para a cadeia de suprimentos, o Estreito de Bab el-Mandeb recebe anualmente algo próximo a 17.000 navios, representando 10% de todo o comércio global. Todos os navios que passam pelo Canal de Suez devem atravessar o Estreito. Logo, os redirecionamentos trarão grandes implicações ao supply chain. É esperado um aumento nos tempos de trânsito para todas as cargas que tradicionalmente utilizam a rota, até que ela seja considerada segura para a passagem.

O incidente no Estreito de Bab el-Mandeb representa um segundo grande canal enfrentando percalços, uma vez que o Canal do Panamá continua impactado por uma seca contínua e a escassez de água.

Embora futuros navios provavelmente sejam redirecionados, atualmente existem mais de 100 navios porta-contêineres nas proximidades do Estreito de Bab el-Mandeb. Todos estão sob risco potencial de novos ataques. A project44 continuará monitorando de perto a área em busca de qualquer informação sobre ataques adicionais e os impactos da suspensão da passagem pelo Estreito.
 
Mapa de navios porta-contêineres próximos ao Estreito de Bab el-Mandeb.
Fonte: project44, 15/12/23. Uso permitido desde que citada a fonte.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Desenvolvido por Investing.com
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp