O mercado do boi gordo manteve estabilidade na terceira semana de outubro, sem variações nas cotações do boi comum e da vaca. A exceção ficou por conta da novilha, que apresentou valorização de R$ 3,00 por arroba, segundo dados do informativo Tem Boi na Linha de 17 de outubro.
De acordo com a análise, a oferta de animais para abate, embora ainda suficiente para atender à demanda, diminuiu em relação ao final de setembro e início deste mês. O escoamento da carne também mostrou melhora — mesmo abaixo do ideal —, contribuindo para o equilíbrio do mercado e sustentação dos preços.
O chamado “boi China” registrou alta de R$ 2,00 por arroba na comparação diária, impulsionado pela continuidade do bom ritmo das exportações de carne bovina in natura, que em setembro atingiram volume recorde e seguem firmes em outubro.
No curto prazo, o cenário indica manutenção de preços firmes, com atenção voltada à demanda doméstica, que pode sentir o impacto da menor renda disponível dos consumidores na segunda quinzena do mês. Já para o mercado externo, as expectativas seguem positivas, com tendência de estabilidade e viés de alta nas cotações.
Em Minas Gerais, o mercado manteve-se equilibrado. Apesar da leve redução na oferta de bovinos, o volume ainda atende à demanda. O escoamento de carne apresentou avanço, embora siga abaixo do ideal, e as escalas de abate permanecem em torno de dez dias em todas as regiões do estado.







